domingo, 23 de setembro de 2012
Aula de xadrez com o ukinha
7 de setembro de 2012
Minha aluna Paola Pereira Filmou parte do desfile com seu "ukinha"
Plano de aula
Professora: Jalcineide Maria 1º Ano B
Coordenadora: Enilza Martins
Direção: Mariene Batista, Jeusita Paiva
Língua portuguesa, historia e Geografia.
Objetivos:
Ouvir e interpretar o texto fazendo inferência com a realidade que estamos vivendo na região;
Compreender como se dá o processo de migração no Brasil;
Identificar famílias que já passaram por esse processo;
(Re) conhecer o pau de arara como meio de transporte utilizado na migração de nordestinos;
Conteúdos:
Leitura Interpretação oral
Migração
Procedimentos:
Conversar sobre migração.
Vocês já ouviram falar em migração de pessoas?
O que é migração?
Por que isso acontece?
Conhecem alguém que se mudou em busca de emprego em outra localidade?
Ouvir a música “Último Pau de Arara” - Luiz Gonzaga
A vida aqui só é ruim quando não chove no chão
mas se chover dá de tudo fartura tem de montão
tomara que chova logo tomara meu deus tomara
só deixo o meu cariri no último pau de arara (BIS)
Enquanto a minha vaquinha tiver o couro e o osso
e puder com o chocalho pendurado no pescoço
eu vou ficando por aqui que deus do céu me ajude
quem sai da terra natal em outros cantos não para
só deixo o meu cariri no último pau de arara (BIS)
O que é um pau de arara?
Quem já viu um? Onde?
Foto (para ilustração do blog)
imagem do:http://crisantoteixeira.blogspot.com.br/2012/05/detran-vai-disciplinar-uso-do-pau-de.html
Utilizando o “Ukinha”
Pedir que procurem no Google, imagens de pau de arara?
O que acham desse tipo de transporte?
Observação: Deixar claro para os alunos a questão da falta de segurança em transportes abertos como esse.
Conversar sobre a música:
O que lhe chamou atenção?
Quando o autor fala “só deixo o meu cariri no último pau de arara” o que ele quer dizer com isso?
Você acha que todas as pessoas que mudam de lugar em busca de melhores condições de vida encontram? Por quê?
Registrar falas dos/as alunos/as para digitarem no “Ukinha” usando o editor de texto.
Vamos ler antes de digitar.
Para ajudar na compreensão desses deslocamentos de nordestinos os alunos/as irão entrevistar seus pais:
Entrevista:
Sempre moraram em Irecê? Se não, de onde veio?
Pai ________________________________________________________
Mãe _______________________________________________________
Se veio de outra localidade, por que veio morar em Irecê?
____________________________________________________________
terça-feira, 15 de maio de 2012
Perfil da turma de 1º Ano B
Professora: Jalcineide Maria Pereira
Turma: 1º Ano B, Turno: Vespertino
Ano Letivo: 2012
Iniciei o ano letivo com 23 alunos, dois pediram transferência no inicio do mês de maio.
Meus alunos estão a idade entre 05 e 06 anos. Moram em bairros diversificados: (Vivendas, São José, Vila Esperança, Centro, Recanto das Árvores, Loteamento Fernandes, alto do Mora,...).
As profissões dos pais também variam entre: agricultor, autônomo, diarista, serviços gerais, domestica, marceneiro, vendedor, metalúrgico, eletricista, operador de produção, motorista, mototaxista,... apenas um pai concursado em serviço público.
Como minha turminha é de alfabetização, no inicio apenas 10 já reconheciam todas as letras do alfabeto. Agora ao termino do 1º bimestre já tenho duas alunas lendo palavras com silabas simples e uma que já ler palavras com silabas complexas (lha, que, tra, tle,...). 15 já reconhece todas as letras do alfabeto.
São muito participativos. Gostam de contar e ouvir historias. Interpretam muito bem na oralidade, fazem leitura de imagem com segurança, se ariscam identificar gêneros textuais, como: convite, parlendas, poemas, contos, receitas. Ainda apresentam dificuldades na utilização das folhas do caderno, mas isso é normal para fase deles/as. Demonstram interesse por diversas leituras. Em matemática a maioria já registra a sequencia numérica até 30, fazem cálculos mental de adição e subtração usando os números até 10.
Usam a matemática no dia a dia conforme a necessidade e o contexto do momento vivenciado, tanto na escola quanto fora da escola. A maioria da turma já reconhece os sólidos geométricos mais usados e percebíveis no cotidiano. Reconhecem sistema de medidas e de numeração decimal mesmo que com dificuldade na hora de registrar.
Pretendo alfabetizá-los até o final do ano. Estou trabalhando com leituras diversificadas, tentando propiciar o letramento.
O interesse deles/as pelas tecnologias é satisfatório. Em suas casas eles/as tem contato com o universo tecnológico através de vários aparelhos: celulares, TV, câmara digital, DVD, computador. Os sites que mais gostam são os de jogos on-line. Suas dificuldades são por conta do não saber ler convencionalmente. A maioria não se dispõe de internet fora da escola e não tem idade para ir a lan house. Os pais são bem atentos ao que podem e o que não podem.
Minha turminha gosta de passear nos finais de semanas e feriados, de assistir a filmes infantis, de cantar, de ouvir histórias engraçadas, os meninos gostam de bola e as meninas ainda gostam de boneca, pular corda,...
Essa turma é dinâmica, criativa, comunicativa e não tem medo de tomar iniciativa. São questionadores também.
terça-feira, 8 de maio de 2012
Professora: Jalcineide 1º Ano B
Coordenadora: Enilza Martins
Direção: Mariene Batista, Jeusita Paiva
Plano de aula
Geografia
Objetivo: Identificar plantas da caatinga; Reconhecer a importância de preservar a vegetação da caatinga.
Conteúdo: Vegetação caatinga
Procedimento:
Perguntar que plantas da caatinga eles/as conhecem.
Pedir que falem os nomes de algumas árvores de nossa região, vou registrando no quadro. (espero que digam: barriguda, angico, umbuzeiro...)
Apresentação um slide no data show com várias fotos de plantas da caatinga. Mostrar e conversar sobre cada uma delas. Para concluir irão registrar no caderno nomes de algumas árvores (as mais conhecidas pela turma). Informar que dia 28/04 teremos em Irecê o II Grito Caatingueiro. Informar que dia 28/04 teremos em Irecê o II Grito Caatingueiro.
A aula foi muito proveitosa. Os alun@s participaram fazendo questionamentos, falando quais das plantas eles já conheciam. Estamos planejando ir a uma caatinga próxima da cidade fazer uma aula viva.
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
domingo, 23 de outubro de 2011
Formação Presencial do Pro-UCA- Um Computador por Aluno
26 e 27/09/2011
Formação Presencial do Pro-UCA- Um Computador por Aluno
Professora: Raquel, formadora da turma de Irecê - BA
Pauta:
1- Conversa: avisos, atividades realizadas, apresentação do trabalho;
2 - Oficina de vídeo com Ariston e Rita (responsáveis pelo Ponto de Cultura Anísio Teixeira de Irecê) e a presença dos alunos/as monitores/as;
3- Alfabetização e Tecnologias da informação e comunicação:
-Contextualização
-Escrita - tecnologia - sociedade
-Concepções de conhecimento e concepções de alfabetização
-Alfabetização e letramento
-Ler e escrever no mundo contemporâneo
-Alfabetização e tecnologias
-Planejar boas situações de aprendizagem em alfabetização
-Sugestões de atividades
-Sites interessantes
4- Elaboração e apresentação de atividades possíveis em alfabetização dentro dos projetos em andamento a partir das atividades durante o dia.
Dia 27 pela manhã
1- Oficina de áudio com Ariston, Rita com a participação dos alunos/as monitores/as
Relato resumido dos dois dias de formação
26/09 manhã
Raquel inicia as atividades falando da pauta para todos/as em seguida Ariston foi com os/as monitores/as para o Infocentro trabalhar a oficina de vídeo. Por enquanto são 16 crianças entre 09 e 12 anos, alunos/as dos 4º e 5º Anos. Ariston pediu que utilizassem os “ukinhas” filmando e fotografando para dar sequência à oficina. Alguns/as já sabiam como usar o programa.
Os professores ficaram com Raquel contemplando o item três da pauta.
Para iniciar, a turma de professores foi dividida em grupos para fazer leitura dos textos trazidos por Raquel. As leituras nos grupos foram bastante interativas. Não deu tempo concluir pela manhã, continuamos a tarde.
À tarde
Final da discussão relacionada aos textos, em seguida pesquisas e elaboração de planejamentos de aulas/atividades voltadas para a utilização com os “ukinhas” em grupo e em duplas. Cada um pensando na realidade de sua classe.
As professoras Anair e Enilza fizeram de acordo com o projeto do Selo UNICEF que já está sendo trabalhado na escola. As duas estão trabalhando o sub Projeto: “Animais da África” trazendo para sala o trabalho com gráficos levando em conta peso, altura , localização dos animais...
Melka e Linda escolheram atividades com poesias, pois as mesmas já estão trabalhando com Projeto...
Lana e Lidia continuam com a mesma ideia de ampliação dos conhecimentos dos alunos com poesia, trabalhando com os meninos/as o uso do editor de texto no desfecho do Projeto “Pequenos Poetas”.
Sandra disse que ela e Leila irão trabalhar artesanato em vídeo, trazendo para o conhecimento e prática receitas de como confeccionar mascaras.
Marizete e Macicleide planejaram trabalhar a narrativa de um texto tanto para produção quanto para dramatização.
27/09 manhã e tarde
Trabalhamos com a oficina de vídeo com a participação de alguns alunos monitores, já nos auxiliando com o que aprenderam no dia anterior na oficina que foi mais voltada para eles/as.
Nestes dois dias pudemos perceber o potencial do “ukinha” no trabalho pedagógico contemporâneo. Basta nos articularmos dentro de nosso papel de educadores nesse universo de possibilidades tecnológicas da atualidade. Mas também concluímos que precisamos de um fator que nem sempre está ao nosso favor, que é o “TEMPO”. Precisamos de tempo para estudar, pesquisar e planejar nossas aulas. Pois a cada dia as novidades estão ficando mais curtas. O que é novidade hoje, já não é amanhã.
Diante de todo o desenvolvimento das TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação, precisamos também buscar melhores condições de trabalho, salário digno para uma jornada de trabalho que nos ofereça a condição necessária, para contribuirmos com a Educação que nossas crianças precisam para se tornarem cidadãos e cidadãs. Imagine uma/o professor/a que trabalha 40h semanais, que sai de casa às 6:30h da manhã e só retorna às 18:30h, tendo ainda que realizar todos os seus afazeres domésticos, dar atenção a sua família e estudar.
Ainda nessa formação, discutimos que nós professores e Equipe Diretiva da Escola Municipal Duque de Caxias, assim como, outras pessoas das demais escolas do Pro-Uca, estamos tendo muitas dificuldades em conciliar o tempo com as demandas da escola e da vida pessoal. Pois, compreendemos que para se trabalhar com tecnologia e precisamente com esse programa, que favorece a todos/as os envolvidos uma oportunidade de verdadeira inclusão digital, é necessário que tenhamos um pouco mais de tempo para podermos realizar atividades que de fato propicie as crianças uma aprendizagem significativa, no que diz respeito à cultura digital e também na diversidade de cultura e valores existentes, que precisam ser resgatados.
Devemos sair do comodismo e partirmos para luta, não podemos ficar somente na fala. O que realmente contribui com a transformação da cidadania são as ações. Penso que todas essas demandas que enfrentamos no dia a dia da educação devem ser discutidas também com os/as alunos/as. Posicionando-nos criticamente, estaremos assumindo nosso papel de verdadeiros educadores/as.
Referência:
http://www.divinopolis.uemg.br/revista/revista-eletronica3/artigo13-3.htm
terça-feira, 26 de julho de 2011
São João Tecnológico da Escola Duque de Caxias
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Plano de aula e Relatório de uma atividade com Fotos digitais
FACULDADE DE EDUCAÇÃO/FACED/IRECÊ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ENSINO FUNDAMENTAL/SÉRIES INICIAIS
PRFESSORA: MARIA INÊS
- Observar fotografias de eventos e atividades cotidianas no espaço escolar.
- Reconhecer a fotografia digital como importante documento no registro dos acontecimentos.
- Identifica-se nas fotografias.Conteúdos
- Produção oral e escrita de texto.
- Reflexão sobre o funcionamento das fotos digitais.
Anos
5º ano
Duração da atividade: 50 minutos
Material necessário - Computador, câmara digital, reto-projetor, fotografias diversas, mídia de CD ou Pen driwer.
1º momento:
3º momento:
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Pro-Uca Um Computador por Aluno em Irecê Bahia
Programa do Governo Federal, que tem como um dos principais objetivos desenvolver conhecimentos e interação entre alunos, professores e famílias através das novas tecnologias.
A Escola Municipal Duque de Caxias localizada ao lado da rodoviária de Irecê, está entre as 10 escolas do estado da Bahia contempladas com o programa. Recebemos os Laptops no dia 25 de janeiro de 2011. Toda equipe pedagógica está participando de uma formação com professores formadores da UFBA – Universidade Federal da Bahia, e-Proinfo Ambiente Colaborativo de Aprendizagem do Ministério da Educação. Neste curso interagimos com os professores/as das outras escolas através de redes sócias, mooldle, listas de discussão do Yahoo grupos e e-Proinfo.
As crianças e as famílias estão muito felizes com a novidade. Na semana de comemoração ao Dia das Mães a escola ofereceu uma oficina, dirigida pela professora Jú Paiva com o apoio do Ponto de Cultura Anísio Teixeira, neste momento algumas das mães que participaram tiveram a oportunidade de criar seu e-mail e conhecer um pouco sobre os cuidados que devemos ter com o uso ou mau uso da Internet.
Em breve postarem neste ambiente, relatos e fotos das atividades desenvolvidas pelos professores com os laptops batizados por “uquinhas” .
Jalcineide Maria Pereira


