domingo, 23 de setembro de 2012
Plano de aula
Escola Municipal Duque de Caxias
Professora: Jalcineide Maria 1º Ano B
Coordenadora: Enilza Martins
Direção: Mariene Batista, Jeusita Paiva
Língua portuguesa, historia e Geografia.
Objetivos:
Ouvir e interpretar o texto fazendo inferência com a realidade que estamos vivendo na região;
Compreender como se dá o processo de migração no Brasil;
Identificar famílias que já passaram por esse processo;
(Re) conhecer o pau de arara como meio de transporte utilizado na migração de nordestinos;
Conteúdos:
Leitura Interpretação oral
Migração
Procedimentos:
Conversar sobre migração.
Vocês já ouviram falar em migração de pessoas?
O que é migração?
Por que isso acontece?
Conhecem alguém que se mudou em busca de emprego em outra localidade?
Ouvir a música “Último Pau de Arara” - Luiz Gonzaga
A vida aqui só é ruim quando não chove no chão
mas se chover dá de tudo fartura tem de montão
tomara que chova logo tomara meu deus tomara
só deixo o meu cariri no último pau de arara (BIS)
Enquanto a minha vaquinha tiver o couro e o osso
e puder com o chocalho pendurado no pescoço
eu vou ficando por aqui que deus do céu me ajude
quem sai da terra natal em outros cantos não para
só deixo o meu cariri no último pau de arara (BIS)
O que é um pau de arara?
Quem já viu um? Onde?
Foto (para ilustração do blog)
imagem do:http://crisantoteixeira.blogspot.com.br/2012/05/detran-vai-disciplinar-uso-do-pau-de.html
Utilizando o “Ukinha”
Pedir que procurem no Google, imagens de pau de arara?
O que acham desse tipo de transporte?
Observação: Deixar claro para os alunos a questão da falta de segurança em transportes abertos como esse.
Conversar sobre a música:
O que lhe chamou atenção?
Quando o autor fala “só deixo o meu cariri no último pau de arara” o que ele quer dizer com isso?
Você acha que todas as pessoas que mudam de lugar em busca de melhores condições de vida encontram? Por quê?
Registrar falas dos/as alunos/as para digitarem no “Ukinha” usando o editor de texto.
Vamos ler antes de digitar.
Para ajudar na compreensão desses deslocamentos de nordestinos os alunos/as irão entrevistar seus pais:
Entrevista:
Sempre moraram em Irecê? Se não, de onde veio?
Pai ________________________________________________________
Mãe _______________________________________________________
Se veio de outra localidade, por que veio morar em Irecê?
____________________________________________________________
Professora: Jalcineide Maria 1º Ano B
Coordenadora: Enilza Martins
Direção: Mariene Batista, Jeusita Paiva
Língua portuguesa, historia e Geografia.
Objetivos:
Ouvir e interpretar o texto fazendo inferência com a realidade que estamos vivendo na região;
Compreender como se dá o processo de migração no Brasil;
Identificar famílias que já passaram por esse processo;
(Re) conhecer o pau de arara como meio de transporte utilizado na migração de nordestinos;
Conteúdos:
Leitura Interpretação oral
Migração
Procedimentos:
Conversar sobre migração.
Vocês já ouviram falar em migração de pessoas?
O que é migração?
Por que isso acontece?
Conhecem alguém que se mudou em busca de emprego em outra localidade?
Ouvir a música “Último Pau de Arara” - Luiz Gonzaga
A vida aqui só é ruim quando não chove no chão
mas se chover dá de tudo fartura tem de montão
tomara que chova logo tomara meu deus tomara
só deixo o meu cariri no último pau de arara (BIS)
Enquanto a minha vaquinha tiver o couro e o osso
e puder com o chocalho pendurado no pescoço
eu vou ficando por aqui que deus do céu me ajude
quem sai da terra natal em outros cantos não para
só deixo o meu cariri no último pau de arara (BIS)
O que é um pau de arara?
Quem já viu um? Onde?
Foto (para ilustração do blog)
imagem do:http://crisantoteixeira.blogspot.com.br/2012/05/detran-vai-disciplinar-uso-do-pau-de.html
Utilizando o “Ukinha”
Pedir que procurem no Google, imagens de pau de arara?
O que acham desse tipo de transporte?
Observação: Deixar claro para os alunos a questão da falta de segurança em transportes abertos como esse.
Conversar sobre a música:
O que lhe chamou atenção?
Quando o autor fala “só deixo o meu cariri no último pau de arara” o que ele quer dizer com isso?
Você acha que todas as pessoas que mudam de lugar em busca de melhores condições de vida encontram? Por quê?
Registrar falas dos/as alunos/as para digitarem no “Ukinha” usando o editor de texto.
Vamos ler antes de digitar.
Para ajudar na compreensão desses deslocamentos de nordestinos os alunos/as irão entrevistar seus pais:
Entrevista:
Sempre moraram em Irecê? Se não, de onde veio?
Pai ________________________________________________________
Mãe _______________________________________________________
Se veio de outra localidade, por que veio morar em Irecê?
____________________________________________________________
terça-feira, 15 de maio de 2012
Perfil da turma de 1º Ano B
Escola Municipal Duque de Caxias
Professora: Jalcineide Maria Pereira
Turma: 1º Ano B, Turno: Vespertino
Ano Letivo: 2012
Iniciei o ano letivo com 23 alunos, dois pediram transferência no inicio do mês de maio.
Meus alunos estão a idade entre 05 e 06 anos. Moram em bairros diversificados: (Vivendas, São José, Vila Esperança, Centro, Recanto das Árvores, Loteamento Fernandes, alto do Mora,...).
As profissões dos pais também variam entre: agricultor, autônomo, diarista, serviços gerais, domestica, marceneiro, vendedor, metalúrgico, eletricista, operador de produção, motorista, mototaxista,... apenas um pai concursado em serviço público.
Como minha turminha é de alfabetização, no inicio apenas 10 já reconheciam todas as letras do alfabeto. Agora ao termino do 1º bimestre já tenho duas alunas lendo palavras com silabas simples e uma que já ler palavras com silabas complexas (lha, que, tra, tle,...). 15 já reconhece todas as letras do alfabeto.
São muito participativos. Gostam de contar e ouvir historias. Interpretam muito bem na oralidade, fazem leitura de imagem com segurança, se ariscam identificar gêneros textuais, como: convite, parlendas, poemas, contos, receitas. Ainda apresentam dificuldades na utilização das folhas do caderno, mas isso é normal para fase deles/as. Demonstram interesse por diversas leituras. Em matemática a maioria já registra a sequencia numérica até 30, fazem cálculos mental de adição e subtração usando os números até 10.
Usam a matemática no dia a dia conforme a necessidade e o contexto do momento vivenciado, tanto na escola quanto fora da escola. A maioria da turma já reconhece os sólidos geométricos mais usados e percebíveis no cotidiano. Reconhecem sistema de medidas e de numeração decimal mesmo que com dificuldade na hora de registrar.
Pretendo alfabetizá-los até o final do ano. Estou trabalhando com leituras diversificadas, tentando propiciar o letramento.
O interesse deles/as pelas tecnologias é satisfatório. Em suas casas eles/as tem contato com o universo tecnológico através de vários aparelhos: celulares, TV, câmara digital, DVD, computador. Os sites que mais gostam são os de jogos on-line. Suas dificuldades são por conta do não saber ler convencionalmente. A maioria não se dispõe de internet fora da escola e não tem idade para ir a lan house. Os pais são bem atentos ao que podem e o que não podem.
Minha turminha gosta de passear nos finais de semanas e feriados, de assistir a filmes infantis, de cantar, de ouvir histórias engraçadas, os meninos gostam de bola e as meninas ainda gostam de boneca, pular corda,...
Essa turma é dinâmica, criativa, comunicativa e não tem medo de tomar iniciativa. São questionadores também.
Professora: Jalcineide Maria Pereira
Turma: 1º Ano B, Turno: Vespertino
Ano Letivo: 2012
Iniciei o ano letivo com 23 alunos, dois pediram transferência no inicio do mês de maio.
Meus alunos estão a idade entre 05 e 06 anos. Moram em bairros diversificados: (Vivendas, São José, Vila Esperança, Centro, Recanto das Árvores, Loteamento Fernandes, alto do Mora,...).
As profissões dos pais também variam entre: agricultor, autônomo, diarista, serviços gerais, domestica, marceneiro, vendedor, metalúrgico, eletricista, operador de produção, motorista, mototaxista,... apenas um pai concursado em serviço público.
Como minha turminha é de alfabetização, no inicio apenas 10 já reconheciam todas as letras do alfabeto. Agora ao termino do 1º bimestre já tenho duas alunas lendo palavras com silabas simples e uma que já ler palavras com silabas complexas (lha, que, tra, tle,...). 15 já reconhece todas as letras do alfabeto.
São muito participativos. Gostam de contar e ouvir historias. Interpretam muito bem na oralidade, fazem leitura de imagem com segurança, se ariscam identificar gêneros textuais, como: convite, parlendas, poemas, contos, receitas. Ainda apresentam dificuldades na utilização das folhas do caderno, mas isso é normal para fase deles/as. Demonstram interesse por diversas leituras. Em matemática a maioria já registra a sequencia numérica até 30, fazem cálculos mental de adição e subtração usando os números até 10.
Usam a matemática no dia a dia conforme a necessidade e o contexto do momento vivenciado, tanto na escola quanto fora da escola. A maioria da turma já reconhece os sólidos geométricos mais usados e percebíveis no cotidiano. Reconhecem sistema de medidas e de numeração decimal mesmo que com dificuldade na hora de registrar.
Pretendo alfabetizá-los até o final do ano. Estou trabalhando com leituras diversificadas, tentando propiciar o letramento.
O interesse deles/as pelas tecnologias é satisfatório. Em suas casas eles/as tem contato com o universo tecnológico através de vários aparelhos: celulares, TV, câmara digital, DVD, computador. Os sites que mais gostam são os de jogos on-line. Suas dificuldades são por conta do não saber ler convencionalmente. A maioria não se dispõe de internet fora da escola e não tem idade para ir a lan house. Os pais são bem atentos ao que podem e o que não podem.
Minha turminha gosta de passear nos finais de semanas e feriados, de assistir a filmes infantis, de cantar, de ouvir histórias engraçadas, os meninos gostam de bola e as meninas ainda gostam de boneca, pular corda,...
Essa turma é dinâmica, criativa, comunicativa e não tem medo de tomar iniciativa. São questionadores também.
terça-feira, 8 de maio de 2012
Escola Municipal Duque de Caxias
Professora: Jalcineide 1º Ano B
Coordenadora: Enilza Martins
Direção: Mariene Batista, Jeusita Paiva
Plano de aula
Geografia
Objetivo: Identificar plantas da caatinga; Reconhecer a importância de preservar a vegetação da caatinga.
Conteúdo: Vegetação caatinga
Procedimento:
Perguntar que plantas da caatinga eles/as conhecem.
Pedir que falem os nomes de algumas árvores de nossa região, vou registrando no quadro. (espero que digam: barriguda, angico, umbuzeiro...)
Apresentação um slide no data show com várias fotos de plantas da caatinga. Mostrar e conversar sobre cada uma delas. Para concluir irão registrar no caderno nomes de algumas árvores (as mais conhecidas pela turma). Informar que dia 28/04 teremos em Irecê o II Grito Caatingueiro. Informar que dia 28/04 teremos em Irecê o II Grito Caatingueiro.
A aula foi muito proveitosa. Os alun@s participaram fazendo questionamentos, falando quais das plantas eles já conheciam. Estamos planejando ir a uma caatinga próxima da cidade fazer uma aula viva.
Professora: Jalcineide 1º Ano B
Coordenadora: Enilza Martins
Direção: Mariene Batista, Jeusita Paiva
Plano de aula
Geografia
Objetivo: Identificar plantas da caatinga; Reconhecer a importância de preservar a vegetação da caatinga.
Conteúdo: Vegetação caatinga
Procedimento:
Perguntar que plantas da caatinga eles/as conhecem.
Pedir que falem os nomes de algumas árvores de nossa região, vou registrando no quadro. (espero que digam: barriguda, angico, umbuzeiro...)
Apresentação um slide no data show com várias fotos de plantas da caatinga. Mostrar e conversar sobre cada uma delas. Para concluir irão registrar no caderno nomes de algumas árvores (as mais conhecidas pela turma). Informar que dia 28/04 teremos em Irecê o II Grito Caatingueiro. Informar que dia 28/04 teremos em Irecê o II Grito Caatingueiro.
A aula foi muito proveitosa. Os alun@s participaram fazendo questionamentos, falando quais das plantas eles já conheciam. Estamos planejando ir a uma caatinga próxima da cidade fazer uma aula viva.
Assinar:
Postagens (Atom)

