domingo, 23 de outubro de 2011

Formação Presencial do Pro-UCA- Um Computador por Aluno

26 e 27/09/2011

Formação Presencial do Pro-UCA- Um Computador por Aluno

Professora: Raquel, formadora da turma de Irecê - BA

Pauta:

1- Conversa: avisos, atividades realizadas, apresentação do trabalho;

2 - Oficina de vídeo com Ariston e Rita (responsáveis pelo Ponto de Cultura Anísio Teixeira de Irecê) e a presença dos alunos/as monitores/as;

3- Alfabetização e Tecnologias da informação e comunicação:

-Contextualização

-Escrita - tecnologia - sociedade

-Concepções de conhecimento e concepções de alfabetização

-Alfabetização e letramento

-Ler e escrever no mundo contemporâneo

-Alfabetização e tecnologias

-Planejar boas situações de aprendizagem em alfabetização

-Sugestões de atividades

-Sites interessantes

4- Elaboração e apresentação de atividades possíveis em alfabetização dentro dos projetos em andamento a partir das atividades durante o dia.

Dia 27 pela manhã

1- Oficina de áudio com Ariston, Rita com a participação dos alunos/as monitores/as

Relato resumido dos dois dias de formação

26/09 manhã

Raquel inicia as atividades falando da pauta para todos/as em seguida Ariston foi com os/as monitores/as para o Infocentro trabalhar a oficina de vídeo. Por enquanto são 16 crianças entre 09 e 12 anos, alunos/as dos 4º e 5º Anos. Ariston pediu que utilizassem os “ukinhas” filmando e fotografando para dar sequência à oficina. Alguns/as já sabiam como usar o programa.

Os professores ficaram com Raquel contemplando o item três da pauta.

Para iniciar, a turma de professores foi dividida em grupos para fazer leitura dos textos trazidos por Raquel. As leituras nos grupos foram bastante interativas. Não deu tempo concluir pela manhã, continuamos a tarde.

À tarde

Final da discussão relacionada aos textos, em seguida pesquisas e elaboração de planejamentos de aulas/atividades voltadas para a utilização com os “ukinhas” em grupo e em duplas. Cada um pensando na realidade de sua classe.

As professoras Anair e Enilza fizeram de acordo com o projeto do Selo UNICEF que já está sendo trabalhado na escola. As duas estão trabalhando o sub Projeto: “Animais da África” trazendo para sala o trabalho com gráficos levando em conta peso, altura , localização dos animais...

Melka e Linda escolheram atividades com poesias, pois as mesmas já estão trabalhando com Projeto...

Lana e Lidia continuam com a mesma ideia de ampliação dos conhecimentos dos alunos com poesia, trabalhando com os meninos/as o uso do editor de texto no desfecho do Projeto “Pequenos Poetas”.

Sandra disse que ela e Leila irão trabalhar artesanato em vídeo, trazendo para o conhecimento e prática receitas de como confeccionar mascaras.

Marizete e Macicleide planejaram trabalhar a narrativa de um texto tanto para produção quanto para dramatização.

27/09 manhã e tarde

Trabalhamos com a oficina de vídeo com a participação de alguns alunos monitores, já nos auxiliando com o que aprenderam no dia anterior na oficina que foi mais voltada para eles/as.

Nestes dois dias pudemos perceber o potencial do “ukinha” no trabalho pedagógico contemporâneo. Basta nos articularmos dentro de nosso papel de educadores nesse universo de possibilidades tecnológicas da atualidade. Mas também concluímos que precisamos de um fator que nem sempre está ao nosso favor, que é o “TEMPO”. Precisamos de tempo para estudar, pesquisar e planejar nossas aulas. Pois a cada dia as novidades estão ficando mais curtas. O que é novidade hoje, já não é amanhã.

Diante de todo o desenvolvimento das TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação, precisamos também buscar melhores condições de trabalho, salário digno para uma jornada de trabalho que nos ofereça a condição necessária, para contribuirmos com a Educação que nossas crianças precisam para se tornarem cidadãos e cidadãs. Imagine uma/o professor/a que trabalha 40h semanais, que sai de casa às 6:30h da manhã e só retorna às 18:30h, tendo ainda que realizar todos os seus afazeres domésticos, dar atenção a sua família e estudar.

Ainda nessa formação, discutimos que nós professores e Equipe Diretiva da Escola Municipal Duque de Caxias, assim como, outras pessoas das demais escolas do Pro-Uca, estamos tendo muitas dificuldades em conciliar o tempo com as demandas da escola e da vida pessoal. Pois, compreendemos que para se trabalhar com tecnologia e precisamente com esse programa, que favorece a todos/as os envolvidos uma oportunidade de verdadeira inclusão digital, é necessário que tenhamos um pouco mais de tempo para podermos realizar atividades que de fato propicie as crianças uma aprendizagem significativa, no que diz respeito à cultura digital e também na diversidade de cultura e valores existentes, que precisam ser resgatados.

Devemos sair do comodismo e partirmos para luta, não podemos ficar somente na fala. O que realmente contribui com a transformação da cidadania são as ações. Penso que todas essas demandas que enfrentamos no dia a dia da educação devem ser discutidas também com os/as alunos/as. Posicionando-nos criticamente, estaremos assumindo nosso papel de verdadeiros educadores/as.

Referência:

http://www.divinopolis.uemg.br/revista/revista-eletronica3/artigo13-3.htm

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