terça-feira, 15 de maio de 2012

Perfil da turma de 1º Ano B

Escola Municipal Duque de Caxias
Professora: Jalcineide Maria Pereira
Turma: 1º Ano B, Turno: Vespertino
Ano Letivo: 2012
 

Iniciei o ano letivo com 23 alunos, dois pediram transferência no inicio do mês de maio.
Meus alunos estão a idade entre 05 e 06 anos. Moram em bairros diversificados: (Vivendas, São José, Vila Esperança, Centro, Recanto das Árvores, Loteamento Fernandes, alto do Mora,...).
As profissões dos pais também variam entre: agricultor, autônomo, diarista, serviços gerais, domestica, marceneiro, vendedor, metalúrgico, eletricista, operador de produção, motorista, mototaxista,... apenas um pai concursado em serviço público.
Como minha turminha é de alfabetização, no inicio apenas 10 já reconheciam todas as letras do alfabeto. Agora ao termino do 1º bimestre já tenho duas alunas lendo palavras com silabas simples e uma que já ler palavras com silabas complexas (lha, que, tra, tle,...). 15 já reconhece todas as letras do alfabeto.
São muito participativos. Gostam de contar e ouvir historias. Interpretam muito bem na oralidade, fazem leitura de imagem com segurança, se ariscam identificar gêneros textuais, como: convite, parlendas, poemas, contos, receitas. Ainda apresentam dificuldades na utilização das folhas do caderno, mas isso é normal para fase deles/as. Demonstram interesse por diversas leituras. Em matemática a maioria já registra a sequencia numérica até 30, fazem cálculos mental de adição e subtração usando os números até 10.
Usam a matemática no dia a dia conforme a necessidade e o contexto do momento vivenciado, tanto na escola quanto fora da escola. A maioria da turma já reconhece os sólidos geométricos mais usados e percebíveis no cotidiano. Reconhecem sistema de medidas e de numeração decimal mesmo que com dificuldade na hora de registrar.
Pretendo alfabetizá-los até o final do ano. Estou trabalhando com leituras diversificadas, tentando propiciar o letramento.
O interesse deles/as pelas tecnologias é satisfatório. Em suas casas eles/as tem contato com o universo tecnológico através de vários aparelhos: celulares, TV, câmara digital, DVD, computador. Os sites que mais gostam são os de jogos on-line. Suas dificuldades são por conta do não saber ler convencionalmente. A maioria não se dispõe de internet fora da escola e não tem idade para ir a lan house. Os pais são bem atentos ao que podem e o que não podem.
Minha turminha gosta de passear nos finais de semanas e feriados, de assistir a filmes infantis, de cantar, de ouvir histórias engraçadas, os meninos gostam de bola e as meninas ainda gostam de boneca, pular corda,...
Essa turma é dinâmica, criativa, comunicativa e não tem medo de tomar iniciativa. São questionadores também.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom Raquel que você gostou! valeu a pena ter demorado. Pode dar aquele puxão de orelha, eu mereço.

      Excluir