domingo, 23 de setembro de 2012

Plano de aula

Escola Municipal Duque de Caxias
Professora: Jalcineide Maria 1º Ano B
Coordenadora: Enilza Martins
Direção: Mariene Batista, Jeusita Paiva

Língua portuguesa, historia e Geografia.

Objetivos:
Ouvir e interpretar o texto fazendo inferência com a realidade que estamos vivendo na região;
Compreender como se dá o processo de migração no Brasil;
Identificar famílias que já passaram por esse processo;
(Re) conhecer o pau de arara como meio de transporte utilizado na migração de nordestinos;

Conteúdos:
Leitura Interpretação oral
Migração

Procedimentos:
Conversar sobre migração.
Vocês já ouviram falar em migração de pessoas?
O que é migração?
Por que isso acontece?
Conhecem alguém que se mudou em busca de emprego em outra localidade?

Ouvir a música “Último Pau de Arara” - Luiz Gonzaga

A vida aqui só é ruim quando não chove no chão
mas se chover dá de tudo fartura tem de montão
tomara que chova logo tomara meu deus tomara
só deixo o meu cariri no último pau de arara (BIS)

Enquanto a minha vaquinha tiver o couro e o osso
e puder com o chocalho pendurado no pescoço
eu vou ficando por aqui que deus do céu me ajude
quem sai da terra natal em outros cantos não para
só deixo o meu cariri no último pau de arara (BIS)

O que é um pau de arara?
Quem já viu um? Onde?

Foto (para ilustração do blog)
imagem do:http://crisantoteixeira.blogspot.com.br/2012/05/detran-vai-disciplinar-uso-do-pau-de.html

Utilizando o “Ukinha”
Pedir que procurem no Google, imagens de pau de arara?
O que acham desse tipo de transporte?
Observação: Deixar claro para os alunos a questão da falta de segurança em transportes abertos como esse.

Conversar sobre a música:
O que lhe chamou atenção?
Quando o autor fala “só deixo o meu cariri no último pau de arara” o que ele quer dizer com isso?
Você acha que todas as pessoas que mudam de lugar em busca de melhores condições de vida encontram? Por quê?
Registrar falas dos/as alunos/as para digitarem no “Ukinha” usando o editor de texto.

Vamos ler antes de digitar.

Para ajudar na compreensão desses deslocamentos de nordestinos os alunos/as irão entrevistar seus pais:

Entrevista:

Sempre moraram em Irecê? Se não, de onde veio?
Pai ________________________________________________________
Mãe _______________________________________________________

Se veio de outra localidade, por que veio morar em Irecê?
____________________________________________________________

Um comentário:

  1. Com o conteúdo coletado poderia fazer uma animação utilizando materiais alternativos (sucata ou até mesmo sementes, pedaços de madeira, areia, pedrinas da região- que dessem a coloração da seca). Poderia explorar de forma crítica, mas cômica essa problemática. Que tal?!

    ResponderExcluir