sexta-feira, 20 de maio de 2011

Plano de aula e Relatório de uma atividade com Fotos digitais


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO/FACED/IRECÊ
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA ENSINO FUNDAMENTAL/SÉRIES INICIAIS
ATIVIDADE: OFICINA PROFESSOR: UM PRODUTOR DE MATERIAL DIDÁTICO
PRFESSORA: MARIA INÊS
CURSISTA: JALCINEIDE MARIA PEREIRA
ESCOLA MUNICIPAL DUQUE DE CAXIAS
5º ANO – A
PROFESSORA MARIZETE ALEGRIM
Plano de aula
Fotos digitais
Objetivos
  • Observar fotografias de eventos e atividades cotidianas no espaço escolar.
  • Reconhecer a fotografia digital como importante documento no registro dos acontecimentos.
  • Identifica-se nas fotografias.
    Conteúdos
  • Produção oral e escrita de texto.
  • Reflexão sobre o funcionamento das fotos digitais.

    Anos
    5º ano
    Duração da atividade: 50 minutos
    Material necessário
  • Computador, câmara digital, reto-projetor, fotografias diversas, mídia de CD ou Pen driwer.
Desenvolvimento

1º momento:
Irei perguntar o que eles/as sabem a respeito das fotografias, como por exemplo: para que servem? Quais os tipos de fotografias que eles/as conhecem? Se na casa deles tem muitas? Quais os momentos que eles/as mais gostam de serem fotografados? Quais os aparelhos mais utilizados hoje para fotografar? Onde podemos encontrar as imagens digitais?
2º momento:
Farei uma pequena explanação do desenvolvimento tecnológico da fotografia ao longo dos anos.
3º momento:
Apresentarei fotos de diversos momentos vividos pelos mesmos na Escola Duque de Caxias.
4º momento:
Produção oral relatando o que puderam observar, como: Como era o espaço escolar a alguns meses atrás? O tamanho deles/as? O que está diferente? O que eles/as não lembravam mais?
5º momento:
Avaliação
Diante das observações feitas pedirei que façam um registro da conclusão que obtiveram a respeito das imagens relatando o que pensam das fotografias digitais que são tiradas através dos mais variados instrumentos.
Relatório
Ninguém passa incólume pela experiência com os meios digitais. Assim foi com as profissões e o mundo do trabalho, os sistemas de produção, a comunicação, o modo de nos relacionarmos com outras pessoas. Assim também é com a escola (RAMAL, 2009, p. 52).
É fantástico o sucesso entre nossos alunos mesmo do ensino fundamental, com fenômeno da fotografia digital. Nas escolas ou em qualquer lugar, todos os dias vemos alguém com uma câmera na mão, alguma pessoa fazendo uma pose para sair bonita na foto ou fotografando alguma paisagem ou acontecimento.
É realmente uma coisa para se pensar, planejar e trazer para sala de aula. Já alguns dias eu venho discutindo com colegas na escola, tentando encontrar uma maneira de tornar úteis as tantas fotos que tiramos de nossos alunos/as nos diversos momentos escolar da vida deles/as como também nossos. A gente não tira apenas dez fotos em cada momento, mesmo com a criação do blog da escola ainda sobraram bastantes.
Percebendo que as crianças gostam de imagens de si mesmos, e de fotografar os colegas, familiares, seus professores, ambientes, bichos e plantas, nós, educadores, por que não aproveitamos isso a favor do processo de ensino-aprendizagem? As ferramentas estão cada vez mais sofisticadas, e o mal uso pode ser fatal. Ao mesmo tempo que possuem vantagens também possuem as desvantagens. E, cabe a nós educadores/as acompanharmos o ritmo dessa galerinha e trazermos essas ferramentas para sala de aula.
Bom, vou falar por que eu escolhi a turma da professora Marisete para realizar essa atividade? Primeiro porque estou diretora, e segundo porque a maioria dos alunos dessa turminha foram meus alunos em 2007 no 2º ano e terceiro porque tenho fotos deles/as com sete anos de idade. O que facilitou muito as observações.
No primeiro momento da atividade foi muito interessante a curiosidade deles para saber por que eu ia dar aula para na turma e não a professora Marisete. Nesse momento participaram falando de maneira engraçada dos diverso tipos de fotos que têm em casa. Uma aluna perguntou: “ por que eu não pedi para que eles/as trouxessem algumas para vermos? A partir dessa intervenção me dei conta do quanto é importante que atividades desse tipo sejam planejadas junto com a turma.
Referencias:
ALMEIDA,Andrea. Inclusão digital: Quem mexeu na minha sala de aula?. Ministério da educação – FNDE, Pátio Revista Pedagógica, ano XIII, nº 50, maio/julho de 2009.

Um comentário:

  1. Jal:
    Trabalhar com fotografias dos próprios alunos e da escola é muito interessante para aprofundar noções de tempo, história de vida, identidade... a atividade certamente favoreceu também a alfabetização tecnológica pois câmeras fotográficas também são tecnologias. Um trabalho interessante de leitura e escrita partindo dessa atividade, poderia ser passar as fotos utilizadas para um blog da turma e pedir que eles criem legendas para elas e um título para a postagem e postar o próprio texto que foi escrito com base na reflexão podendo ser corrigido com o K Word antes de postar. Eles próprios também podem tirar essas fotos com a ajuda dos uquinhas. E fazer leituras de imagens é importante para alfabetizar, pois a gente não lê apenas por meio de letras, como diz Emília Ferreiro.
    Parabéns pela atividade e pelo blog.

    ResponderExcluir